terça-feira, 21 de junho de 2011

Celebre o amor

Dia dos namorados passou e até então não havia pensando em nada para postar sobre o assunto. Andei fazendo uma pesquisa e descobri que no Brasil, o dia dos enamorados é comemorado em 12 de junho desde 1949 após a brilhante idéia do publicitário João Dória que trouxe a novidade do exterior aos comerciantes da época. Junho era um mês “paradão” e com vendas baixas, daí decidiram comemorar a data nesse mês e escolheram a véspera de Santo Antônio - o santo casamenteiro - bem pensado. Desde então têm-se criado situações, poesias e canções que remetem à sensação daquilo que une tão fortemente as pessoas: o amor.
Já dizia Mário Quintana: “Tão bom morrer de amor e continuar vivendo” quando se gosta profundamente você morre para um monte de coisas fúteis, como baladas em que enchia a cara, levava um monte de “fora” e voltava pra casa feito um cão arrependido. Daí você decide abrir mão daqueles seus “rolinhos” que te ligavam e te faziam se sentir menos vazio; de repente, deixa os amigos um pouco de lado, passa a recusar convites irrecusáveis e no mais inconsciente intuito acaba criando vínculo afetivo, o pré sentimento do amor. Que lindo! Você está apaixonado, então sente vontade de se doar sem reservas ou cobrança alguma pelo mais puro prazer, e é isso que o amor proporciona: a entrega, como se estivesse com o mais seguro de todos os paraquedas sente vontade de se jogar literalmente, só  para sentir aquele friozinho na barriga.
Sabe quando “o outro” é o seu primeiro e último pensamento do dia? E como se não bastasse as 24 horas pensando nela, você também sonha e acorda totalmente bobo, anestesiado, meio esquecido, porém com plena convicção de que se pudesse escolher não acordaria nunca, amar também tem dessas coisas, às vezes você não é você, solta o verbo e diz tudo o que sente, porém o “louco” que mora aí dentro não sai apenas pela garganta, irradia pelos olhos, sai pelo suor quando se treme as mãos e é aí que entra aquela sensação de frio no estomago, a borboleta que bate asas dentro de você.
O amor não tem dia e nem hora pra acontecer, sua comemoração geralmente ocorre no dia 12 de junho e ele realmente merece um dia especial para ser festejado, porque sua demonstração pode ser explícita e despreocupada. As vésperas do grande dia os shoppings e lojas ficam super lotados, as propagandas na TV anunciam excelentes preços com brindes e descontos para os amados, as rádios fazem promoções apaixonantes com direito a flores e ingressos para o cinema, tudo conspira para que esse dia se torne tão perfeito quanto o próprio amor. Nas ruas, declarações inesperadas e aquela “melação” que para alguns enjoa e é clichê, mas não, é preciso ver além das demonstrações exageradas, afinal de contas por trás de tudo isso existe uma ligação maior, um motivo peculiar e um significado que só quem está com aquele brilho nos olhos consegue enxergar. Muitas vezes é possível ver amor onde não tem, como no formato de um tomate vermelho, numa nuvem com formas de um cúpido com flecha e na sopa que quando junta os legumes forma um coração.
Os solteiros que se mordam, mas é inevitável não se incomodar ou se apaixonar no dia em que o amor é tão comemorado, seja com palavras, presentes personalizados, mensagem ao vivo (essa coisa meio breguinha) seja com pedidos de namoro, noivado e casamento, pensar no amor é pensar em festa, com direito a champagne e fogos de artifício dos tipos naturais, daqueles que saem de dentro do peito, parece até virada do ano, a contagem regressiva para estar perto de quem se ama, uma espécie de abandono daquilo que é velho para o resgate de um amor novinho em folha.


3 comentários:

  1. Adorei o post irmã, muito legal... Vc tem uma mente brilhante, parabéns! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Em um texto tão fulgás
    É difícil ver o fundo
    Donde preveste o futuro
    Por um pequeno furo no muro

    Lecionando moral
    Eu vi, eu juro
    Em forma de amora
    Falando sobre amor
    Como dantes sobre tudo
    Falava Epicuro

    O parte foda
    É a veia de artista
    Que faz você criar
    Fermento pro seu texto inchar
    Me deixando com preguiça...

    ResponderExcluir
  3. Adorei... Amor, sem dúvidas é o sentimento mais perfeito que existe, é algo extraordinário que não visa ambição. Parabéns pelo texto, muito bem escrito.

    ResponderExcluir