terça-feira, 7 de junho de 2011

Cisne Negro - Oi?

Ultimamente tenho tentado ser criativa para esgotar toda possibilidade do tédio que é ficar em casa o dia inteiro, depois de visitar amigos, parentes e ler o livro “Melhor do que comprar sapatos” (outro assunto que merece post) resolvi fazer algo que há muito tempo não fazia: aluguei um filme. É fato que ele pode ter sido lançado há 10 anos que só de pensar em assisti-lo já estará locado, sempre tem alguém que chega na sua frente e o leva minutos antes de você chegar... Paciência, o jeito é procurar nos lançamentos.
Gosto bastante de comédias românticas, só que dessa vez queria algo diferente, daí a dona da locadora me deu a sugestão de levar o “Cisne Negro” campeão em críticas (depois entendi o porquê) alguns amigos também recomendaram dizendo ser muito bom, beleza, pareceu interessante, trouxe pra assistir.
O começo do filme é realmente incrível, baseado na historia de uma bailarina manipulada por uma mãe frustrada e um professor cafetão. Quando cheguei na metade já estava totalmente envolvida naquele clima de drama, suspense, ação e pornô, sim, porque tem cenas chocantes, de repente eu não sabia se a garota era perturbada espiritualmente, lésbica ou se estava se transformando num Ganso, ops! num Cisne. O longa é mesmo intrigante, impossível não prestar atenção nos detalhes, você fica ali entre o real e o imaginário, na tentativa de entender para não parecer que não entendeu nada, entendeu? rs
Depois que Cisne Negro terminou fiquei com aquela cara de tacho de quem não entendeu bulhufas do desfeche e um ponto de interrogação que me persegue até agora. Querido diretor me explique, por favor, qual foi sua intenção no filme? O que acontece com Nina depois que ela cai no colchão? Aquilo foi real ou terá continuação? Enfim, a coisa perdeu o sentido por não ter ficado claro se as cenas eram reais ou fruto das perturbações de Nina (Natalie Portman) e falando nela devo admitir que do início ao fim a atriz foi simplesmente brilhante, conseguiu ser um misto de Cisne branco com toda sua fragilidade exposta e negro ao mesmo tempo sento forte e imbatível, de certa forma sua bela atuação ofuscou as falhas do filme explicando assim a admiração daqueles que defendem ser um filme espetacular, quando na verdade foi ela quem salvou as cenas, sendo perfeita como a própria personagem queria ser.
Depois de assistir e deixar aqui minha singela opinião, penso que é bastante válido que vocês também assistam para terem uma opinião formada e quanto aos que já assistiram tenho uma perguntinha a fazer: alguém pode me explicar o final do filme?! rsrs

Beijos galera!

Um comentário:

  1. Incrível. E estranho. Tive um olhar oposto ao seu. Achei o filme meio boboca no começo mas, no final, as coisas simplesmente ficaram geniais. Nota 7 pra fotografia, 0 para os travellings ( movimentos de câmara ), 10 pra atuação da Winona Ryder e 6,85 pro diretor. Atualmente, dá até pra passar de ano.

    PS: Sobre o post, adorei a escolha do tema e a abordagem, ficou super bem escrito e demonstrou uma sutileza impressionante. Parabéns.

    Beijocas.

    ResponderExcluir