terça-feira, 23 de outubro de 2012

O plano de Isadora

Ele a seguia freneticamente pelas ruas do pequeno bairro, a perseguia insistentemente, cansativo e barulhento até chamar sua atenção.
Isadora, a menina alvo da perseguição  segurou-lhe por entre os pequenos dedos e disse olhando dentro de seus olhos: aposto que está pensando que sou sua mamãe,  não é? Não se preocupe, vou levar você comigo. E foi amor a primeira vista, um sentimento sem igual, aquela bolinha de pêlos lisinhos, possivelmente órfão de pai e mãe  se tornou seu grande companheiro, seu mais novo filho, um pequenino pintinho amarelo.
E agora o que fazer? pensava Isadora ao planejar uma forma mirabolante de levá-lo para dentro de casa. Seu pai, completamente conservador jamais permitiria que aquela criaturinha entrasse em seus aposentos, lembrou-se de um dia em que ele havia impedido a entrada de um cachorro em seu quintal. Sua mãe  dona de casa dedicada, diria certamente que aquilo era loucura, um desrespeito as ordens de seu pai. E foi exatamente com ela previu:
- De onde você tirou isso Isadora?! Onde foi que você pegou? Dizia a mãe assustada, temendo que o pai escutasse o piado do pequeno.
- Mãe eu não roubei! ele me seguiu até aqui, está sozinho pobrezinho, não tem ninguém, deixa eu ficar com ele, deixa vai, deixa! 
- Sabe que por mim não há problema, mas sabe bem como é seu pai.  Lamentava preocupada, passando uma pilha de roupas enquanto o pinto piava. A menina se entristeceu, e como num gesto de despedida, abaixou a cabeça  passando seu dedinho indicador por entre os pêlos do filhote. A mãe relutou.
- Porque não pergunta pra Receba se ela não quer ficar com ele? Ela é cheia de bichos pela casa e o pai dela jamais implicaria com a chegada de mais um. 
Rebeca era a vizinha encrenqueira da família,  a típica Felícia que adorava maltratar os animais. Enquanto sua mãe lhe fazia a proposta descabida, Isadora visualizava seu pequeno filhinho esmagado pelas mãos da garota perversa.
- Não! Isso é maldade mãe,  ela não sabe cuidar, ela machuca, bate, não sabe dar comida. Deixa ele comigo vai?
Comovida com o apelo da filha, decidiu concordar com o que pedia: está bem! fique com ele, mas dê um jeito de fazê-lo parar de piar, seu pai está vendo Jornal na sala e se ele escutar, você nunca mais irá vê-lo. A advertiu enquanto borrifava um casaco de Brim.
Isadora sorriu, repentinamente encheu-se de toda felicidade e posse de uma verdadeira mãe, ela temia perdê-lo e em virtude da intolerância de seu pai, resolveu fazer conforme sua mãe a pedira, se quisesse continuar com o bichinho, deveria acabar de vez com os seus ruídos, foi então que encontrou uma solução  e teve segundo ela, uma brilhante ideia. A medida que sua mãe se dedicava em sua tarefa, a menina cuidadosamente colocou o pintinho dentro de uma gaveta vazia e o trancou. Com o piado abafado seu pai não o poderia ouvir, e ali fechado e isolado, estaria seguro.
O pintinho que piava aflito começou a piar mais alto ainda, até que lentamente perdia suas forças dentro da gaveta escura e abafada, um piu a cada dois ou três minutos e nada mais se ouvia sair dali. A mãe distraída em seus afazeres, dobrava roupas a cantar, a menina abaixada e quietinha, com o ouvido grudado no guarda-roupas velho, pensava inocente e resignada, vislumbrando seu plano de o tê-lo para sempre: - acho que agora ele dormiu.

- Carine Morais

10 comentários:

  1. Tadinha da Isadora...
    Que linda a ingenuidade de criança. Quem não teve essa intenção de um dia pegar um bichinho na rua e trazer para casa? Teu texto me traz antigas e boas lembranças dessa época tão boa da vida. A maneira como narras os fatos prende até o desfecho final. Não vou falar muito para não fazer barulho, porque acho que ele ainda está dormindo no guarda-roupas rs. Um conto lindo, delicado e gostoso de ler. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. O mirabolante plano de Isadora tambem me fez viajar ao passado,nela encontramos o amor pelos bichos,esse amor incapaz de maltratar, como muitos adultos o fazem, so que infelizmente e com toda inocencia de uma crianca, Isadora colocou o pobrezinho para dormir mais que o recomendado rs.

    Obrigada por sua visita!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carine, boa noite!!
    É a primeira vez que entro no seu "Menina Amora" e tive a felicidade de já encontrar esse mini conto maravilhosamente belo. A inocência pode ser trágica, o cuidado amoroso pode ferir, o bem pensado pode tornar-se um mal realizado... Todos eles temas complexos, de carga psicológica profunda, extremamente reflexivos e profundamente envolventes. Tudo isso numa narrativa enxuta, perfeita, impecável, belíssima. Quem é o culpado pelo "adormecimento" exagerado do pintinho? A inocência da Isa, a intolerência do pai, a nulidade de posição da mãe ou a maldade da Rebeca? Tanta coisa a pensar!
    Um conto maravilhoso.
    Fã de primeira viagem.
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    Lello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lello por sua passagem aqui no Blog, fico feliz com sua visita!
      Realmente muitas perguntas nos circulam e seu olhar sobre o texto nos abriu um leque de possibilidades.
      Gosto da ideia de reflexão e também gostaria de uma boa explicação para o ocorrido com o pobre pintinho.
      O texto me surgiu de uma inspiração da infância e compartilho com vocês para refletirem com carinho.

      Beijos meus!

      Excluir
  4. Que maravillosa metáfora da vida : não somos nos todos como aquele pintinho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pincocarla obrigada por sua visita!
      Em muitas situações podemos nos ver como cada um dos personagens, podemos ser corajosos, indiferentes, amorosos, egoístas e tantos outros adjetivos que somente nosso próprio olhar pode encontrar.

      Seja bem vinda ao Menina Amora!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Carine, estou passando pra lhe dizer que indiquei seu blog para o Prêmio Dardos.

    passe no meu blog TARRAFEANDO e pegue seu prêmio.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, fiquei sem palavras com a indicação, estou muito feliz!
      Obrigada pelo presente de receber o prêmio e parabéns por também o te-lo recebido.
      Agradeço pelo carinho de sempre.

      Forte abraço!

      Excluir
  6. Adorei a história e a metáfora que ela propõe, muito bom!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lu Rosário!
      Fico feliz que tenha gostado.

      Seja bem vinda ao Menina Amora!

      Beijos

      Excluir