terça-feira, 30 de outubro de 2012

Metamorfose ambulante

Doralice sempre foi sonhadora, pessoa imaginativa do tipo passada, não dessas que se inclinava ao mundo, o mundo na verdade, era que sempre se desviava. Um tanto quanto distraída, para variar nascida no dia 16, data esta que pela numerologia, era marcada como o dia dos desastrados. Até aqui, alguma coisa fez sentido.

Tropeçava nos tornozelos, batia o dedo mindinho na quina do sofá, ao bocejar mordia a própria língua... Como? Ninguém sabia ao certo explicar, as coisas simplesmente não coincidiam com a realidade de Dorinha.

Tudo começou em sua concepção, seus pais em lua-de-mel, recém-casados e apaixonados, fizeram amor translúcido numa praia deserta, resultado: uma filha com cara de paisagem.

No maternal chegaram a suspeitar que aquele anjinho perdido fosse vítima de autismo, nada comprovado, Doralice fazia mais parte desse mundo do que muitos podiam imaginar.

No jardim de infância vivia rodeada de amigos, que com ela repartiam o lanche, os briquedos, as tarefas de casa, conversavam horas a fio, entretanto ninguém os via, o real motivo: eram todos imaginários. 

Já no Ensino Fundamental, por volta dos 12 anos de idade, era a quarta aluna da lista de presença e sempre a última a responder, perdia a chamada, perdia a piada, ria por último, mas nunca ria melhor.

Tinha o sonho de ser atriz, mas no teatro do colegial seus papéis principais nunca eram maiores do que o de árvore coadjuvante.

Entrou na adolescência como quem entra na sala da faculdade errada, na casa errada, no planeta errado, era vermelha de nascença, sempre envergonhada por suas mancadas. Motivo de chacota, zombaria, avacalhação.

Mas um dia, a coisa mudou de figura, Doralice se tornou mulher e como num transe de quem dormia enquanto andava, foi acordada para a própria vida, passou no vestibular de universidade renomada, ganhou bolsa de estudos no exterior, aprendeu inglês, francês, melhorou seu português, fez o básico de Alemão, formou-se em Direito, e como era de direito retornou ao seu país.

Mal a reconheciam, havia sido transfigurada, falava em público, não gaguejava, nem vermelha ela ficava, até seu aniversário passou a comemorar no dia 17, causou alvoroço na pequena cidade. 

O que aconteceu com ela até hoje não se sabe, a menina Dorinha ou melhor dizendo, Drª Doralice, tornou-se tão misteriosa em sua sorte quanto em tempos antigos em seu azar, subiu ao palco da vida, descobrindo que tudo o que desejava era capaz de conseguir. A vida que não passava de tragédia, tornou-se um verdadeiro espetáculo e sem piadas ou gargalhadas, a metamorfose ambulante foi aplaudida de pé.



- Carine Morais
Canção: Metamorfose ambulante / Raul Seixas

4 comentários:

  1. O texto que trazia tantos indícios de humor caminhou para um desfecho surpreendente. Acho que a vida é mesmo assim, não segue uma lógica pré-estabelecida. Ninguém está fadado ao sucesso ou ao fracasso sempre. Temos a possibilidade de mudar. Gosto muito dessa letra do Raul, como aliás de tantas outras. Tudo o que é vivo sofre mudanças constantes. Crescer é mudar. Quantas Doralices podemos ver ao longo da vida? Com tantas esquisitices, falta de sorte, timidez e enganos, sabe-se lá o quanto ela cresceu interiormente, o quanto isso tudo fortaleceu uma personalidade, fazendo-a buscar uma força que encontrava-se oculta. Assim vamos todos mudando e a vida mudando junto conosco. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. A mudança é mesmo necessária, passam-se os anos e mudamos conforme as condições do tempo, ele nos pede um nova posição, então mudam-se os gostos, as roupas, a residência, a aparência, o estilo musical e para alguns "vira casaca", muda-se tudo, até o time de futebol. Que a gente nunca deixe de crescer e mudar, mudança é movimento e somos livres para sermos tudo aquilo que desejamos.

    Sua visita é sempre bem vinda.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!Li o Blog do Paulo inteiro, agora é a vez desse aqui. Sou um devorador de bons textos. Descreveu bem a criança introspectiva, com amiguinhos imaginários, desastrada, etc. Parece que essas crianças estão conectadas a um mundo bem distante, mas quando elas despertam, são de uma inteligencia emocional impressionante. Parabéns, até agora esse aqui é o que eu mais gostei.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Daniel por sua presença aqui no blog, saiba que fico muito feliz com sua visita e seus ricos comentários.
    Você tem razão, quando pessoas introspectivas despertam para o mundo, costumam ser incríveis e surpreendentes!

    Beijos meus

    ResponderExcluir