terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jacobina

Sentou-se na beira da cama e com a pontinha dos pés procurou por seus chinelos, ao arrasta-los notou que aquele par que a acompanhava há mais de um ano, parecia menor que o habitual, lembrou-se que desde sua mocidade seus sapatos sempre foram de número 38, motivo pelo qual a fazia reclamar de seus encalços indelicados, um tanto quanto grosseirões, mas aquele em especial caíra gradativamente para 36, ou seriam seus pés que já não eram mais  os mesmos? Arremeteu-se de um pensamento bobo, mas completamente lúcido para seus 87 anos de idade: "a gente encolhe com o tempo". Levantou com dificuldade, vestida com casaquinho de lã e bolinhas de cobertor entre os cabelos, os chinelos que acreditava serem sempre os mesmos, haviam sido trocados por uma colega de quarto do simplório asilo "Casa de Vivência", mas ao contrário de qualquer outra coisa que pudesse ser trocada ou abandonada, levava consigo um sentimento que nunca a desamparava, colocou-se de pé em frente ao espelho e com uma certeza que brilhava, disse para si mesma,  reconfortada: "hoje é dia de ser feliz" e sorriu, graciosa, satisfeita, sem mover as bochechas ressaltadas pelo tempo.

- Carine Morais

11 comentários:

  1. Tudo pode ser trocado ou abandonado. Talvez ela mesma tenha sido abandonada neste local, mas não se pode mesmo abandonar esse sentido da vida. Todo dia é dia de ser feliz. Uma bonita reflexão sobre um tema inquietante que é a velhice. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Paulo, todo dia é dia de ser feliz, é bem certo que não somos feitos de aço ou isentos de sentimentos que as vezes oscilam conforme os acontecimentos do dia a dia, mas se pudermos encontrar nas dificuldades um motivo a mais para sorrir a vida acordará todos os dias com um motivo novo para existir. Obrigada por sua passagem aqui, sempre tão especial.

      Abraços!

      Excluir
  2. Uma certeza que brilhava...
    Brilhante.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tatiana,
      Sua visita sempre brilha por aqui!

      Beijos meus!

      Excluir
  3. Oi, Carine, bom dia!!
    Fico pensando se será verdade o que me ocorreu, que essas narrativas perfeitas, que esses perfis psicológicos incomparavelmente belos nasçam de você olhar uma imagem! Você as olha e tudo surge completo, e você só tem o trabalho de transpor o que está escrito no ar, sobressaindo-se da figura!
    Aqui, o mini-conto-crônica é mais uma vez perfeito. Quantas pequenas verdades profundas como os abismos da alma humana são!
    Talvez a gente encolha com o tempo, talvez o tempo encolha o que somos. Talvez nossas coisas sejam trocadas sem percebemos, talvez troquemos coisas sem termos visto. Talvez tenhamos sido abandonados... Mas, certamente, se não houvermos abandonado a nós mesmos, hoje sempre é um dia para sermos felizes. E essa certeza há de brilhar mais quanto maior for a escuridão das fraquezas que nos cercam.
    Um beijo carinhoso
    Doces sonhos
    Lello
    P.S. - Como já disse, amo seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lello,
    Como é bom recebê-lo por aqui, seus comentários me surgem sempre como molas, um impulso a cada palavra, obrigada mais uma vez.
    Sou filha de uma cearense e um goiano cheios de imaginação, sempre escutei desde muito cedo as histórias que eles contavam para as visitas que apareciam lá em casa, algumas inventadas, outras não, nunca se sabe rs. Acredito que meu tesouro herdado venha daí. rs
    Fico procurando história nas músicas, nas imagens como você mesmo destacou, nos objetos, nas cenas cotidianas, nas minhas lembranças, histórias dentro de outras histórias e com muita felicidade as encontro.
    Tenho algo a destacar em tudo que você escreveu: " E essa certeza há de brilhar mais quanto maior for a escuridão das fraquezas que nos cercam." Depois desse destaque esqueça um pouco as molas e pense mais nas lâmpadas, suas palavras me surgiram tão certas e iluminadas quanto a própria certeza na escuridão.

    Beijos meus :*

    ResponderExcluir
  5. Texto lindo! "A gente diminui com o tempo!" Muito fofo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor!
      Obrigada, fico feliz com sua visita aqui, seja bem vinda ao Menina Amora!

      Beijos meus :*

      Excluir
  6. Oi, boa tarde!
    Amei seu blog, seguindo!
    Que texto mais delicado e aconchegante, lindo, lindo, lindo.
    "Hoje é dia de ser feliz", sempre é dia de ser feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara!
      Obrigada pelo carinho.
      Fico feliz de te ver por aqui!

      Seja bem vinda ao Menina Amora!
      Beijos meus :*

      Excluir
  7. Muito bom. Mandei até para a minha Vovó (que é moderna com facebook e e-mail). Bem bacana que uma moça na juventude consiga ter essa sensibilidade. Sua escrita não tem segredo,acho que você simplesmente escreve, simples assim.

    Abraço

    ResponderExcluir