domingo, 5 de agosto de 2012

Jura que promete?

 E tudo começa no dia em que ele decide te fazer uma promessa para todo o sempre: “Amor, eu nunca vou te abandonar” ou ainda: “Vida, eu nunca vou te fazer sofrer”. A cena é típica entre casais apaixonados que embalados pela paixão trocam juras eternas e assinam contratos que podem sim ou podem não acontecer. Diz o ditado que quem jura mente, mas quem promete não.
O fato é que todo mundo adora uma promessa pra vida toda, seja você criança, jovem ou adulto e seja ela feita naquele momento em que seu pai te pegou no colo e disse: “filho eu sempre serei o seu herói”, ou quando sua melhor amiga no dia daquele pacto de sangue segurou seu dedo e disse: “nunca mais iremos no separar.” Está selado. Promessas ainda que não sejam cumpridas são vitais para um relacionamento, é como se ao prometer algo imprometível você adquire a capacidade de reafirmar o amor que está sentindo e ao não cumprir o trato feito a decepção causada em conseqüência disso é inevitável.
É comum ouvir de uma amiga que o cara que ela amava simplesmente era um crápula mentiroso, afinal de contas disse que a amaria pelo resto da vida, mas lá está ele, jovem, feliz e com outra. Parece inaceitável ver a separação de um casal que no altar jurou amor eterno... Meses depois vem o divórcio e a quebra do acordo vira assunto da semana. Seja a promessa sussurrada ao ouvido ou anunciada para os quatro cantos do mundo é importante compreender que nem tudo nessa vida pode ser cumprido, principalmente em se tratando de sentimentos, porque se nem nós seres humanos somos eternos menos ainda é aquilo que sentimos, uma vez que querendo ou não podem vir a morrer antes de nós.
É maravilhoso quando as coisas acontecem do jeitinho que foram combinadas, quando a reunião começa no horário marcado, quando a encomenda do bolo chega antes da festa, quando seu cantor predileto realiza o show tão esperado, porém todos esses acordos são exemplos de tratos firmados e não de promessas, a diferença é que aquilo que foi prometido não foi assinado, e nem deve, está ligado mais ao fato da confiança, da palavra proferida e por isso o valor dado ao que se promete é imensurável.
Ver realizadas as palavras ditas pelo seu amor é simplesmente fantástico, ter um amigo de infância e não se separar dele por nada nesse mundo também é, mas para que não haja desilusão daquilo que não foi realizado precisamos amadurecer a idéia de que tudo na vida é provisório, que as palavras mudam de direção de acordo com o vento daquele instante, essencial é sabermos que o que vale mesmo é a força das atitudes, da promessa materializada em demonstração, daquilo que acontece de surpresa, aos pouquinhos, prometido em silêncio apenas com o coração.

[Carine Morais]

2 comentários:

  1. Ola, convido vc a vir conhecer meu blog.

    http://vangonzaaga.blogspot.com.br/

    Espero que goste.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa,
      Parabéns pelo Blog, está lindo!

      Já estou seguindo...
      Beijos

      Excluir