domingo, 22 de junho de 2014

Quem ama não precisa prever as pessoas



“Quem estuda não precisa prever o futuro.”
Foi a frase que li, de um autor que ainda não conheço, chama-se Claudinei Ribeiro, estou diante poucas palavras, no entanto sábias demais para passarem despercebidas.
É certo que refletem meu momento... talvez seja por isso, talvez seja por isso que me arremeto ao pensamento de que mulheres grávidas sempre verão mais bebês e roupinhas por onde passarem, quem está prestes a se casar também verá móveis e alianças em todas as esquinas, mas eu adoraria perceber esta frase em qualquer outra ocasião, que não fosse em época de estudos para entrar na faculdade de psicologia, apesar de pensar que muitas outras frases tão preciosas quanto esta devam ter passado por mim sem que eu as observasse, mais que isso, as absorvesse.
Quem estuda não precisa prever o futuro, quem busca conhecimento não precisa prever os próximos livros, capitulos, apostilas, editais e as muitas vidas que passam por nós todo dia e que nos ensinam mais que todas essas coisas.
Penso que quem busca o amor também não preveja o futuro perto ou distante dos próximos sorrisos, abraços, poemas, crianças, dilemas, talvez não precise prever as pessoas que se aproximam de algum jeito bonito ou as vezes não, nunca se sabe.

- Carine Morais
 Imagem: Robert Doisneau

2 comentários:

  1. Curioso, teu texto. Quero dizer: encantador, belo, mágico, poético, verdadeiro, um texto ‘da Carine”!... e... curioso. Pois ele é uma nítida bifurcação. É vero e é belíssimo tudo que falaste sobre a atenção redobrada, aguçada, ao que nos move num momento da vida. Perfeitas figuras. A frase do Claudinei é bela, ousada e bela. Bem, o estudo traz essa ousadia.
    Então, tu nos brindas com a revelação de que queres fazer Psicologia. Perfeito! Tem teu jeito. É matéria que te agradará cem por cento! Tu vês muito do ser humano, com muita clareza e nitidez.
    De repente, bifurcas o assunto! Surpreende-nos. É vero, quem busca o amor não necessita de previsão. Apenas chega ao ponto de encontro. E ali está a outra pessoa. Nunca se sabe onde, como, quando, quem, mas, quando alguém é mais alguém, nossa respiração tem o nome dessa pessoa, ainda que esperemos dias para ao menos vê-la.
    E agora? Quem não precisa de previsão? Quem estuda? Quem ama? Os estuda e ama? Quem ama e estuda? Encontraste um psicólogo e amas Psicologia? Amas estudar?
    Tu és mágica. Mágica bifurcadora de assuntos. Se é para bifurcar, moça, eu trifurco: tu não precisas de previsão para seres feliz: a felicidade te ama. Beijosssssss amiguinha

    ResponderExcluir
  2. Grifo com uma canetinha dourada sua frase poema: " quando alguem é mais alguem, nossa respiração tem o nome dessa pessoa, ainda que esperemos dias para ao menos ve-la. " Perfeito, fascinante! essa é a maneira de se esperar sem estar esperando, apenas sonhando, vislumbrando com o coração.
    É bonito viver assim, porque não esperar muitas vezes é estar confiante, e essa confiança é bem diferente de quem não espera por ser um desesperançoso, percebe a mágica da esperança que confia? Tive que aprender uma nova palavra e significado para entender o que é ser bifurcadora rsrs e gostei muito, obrigada amigo, por bifurcar em palavras tão benditas, bem ditas por você!

    Beijossss


    ResponderExcluir